segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

CONSELHOS ÚTEIS

O pedestrianismo, ou caminhada, é tão antigo como o próprio homem. Os passeios pedestres situam-se entre o desporto e o turismo. A sua prática resume-se num caminho a percorrer, desfrutando-se de toda a natureza que o rodeia, ora descansando, ora tirando fotografias num contacto mais íntimo com o mundo animal e vegetal, sem pressas de chegar ao fim.As caminhadas não exigem aprendizagem nem técnicas especiais, podendo ser praticadas por pessoas de todas as idades. Como as palavras "pressa" ou "competitividade" não fazem parte do seu vocabulário, torna-se uma actividade física moderada e relaxante. Embora o pedestrianismo seja considerado um desporto de aventura, o factor risco não existe.
Equipamento
O equipamento necessário consiste num bom calçado, no tipo de vestuário e numa pequena mochila. Não esquecer de que o elemento básico do caminheiro são os seus pés, e a eles deve dar-se toda a atenção: dever-se-á escolher um tipo de calçado adequado ao percurso que se irá fazer. Calçado de sola fina é de evitar, devido às irregularidades do terreno. O mais indicado são as botas de caminhada, de sola mais rígida e de cano mais alto, a ponto de proteger os tornozelos de uma eventual entorse. O tamanho deverá ser ligeiramente maior do que o nosso, já que ao longo do percurso os pés vão inchando, além de ser recomendável o uso de meias grossas de algodão ou lã (nunca fibras). É também de aconselhar o uso de calças folgadas e leves, afim de facilitar o movimento das pernas e protegê-las de ramos ou arbustos rasteiros. Não esquecer o uso de uma mochila leve, de 30 a 50 litros de capacidade, para o transporte de alguma roupa suplementar, água e produtos alimentares, e também dos mapas e dos roteiros.
Conselhos úteis
Antes de iniciar um percurso tenha sempre em conta a sua extensão, o tipo de terreno e o seu desnível, a sinalização existente, as condições climatéricas e a sua forma física e experiência. Vai andar, principalmente por caminhos de terra, e não por estradas de asfalto. Em percursos pouco sinalizados é conveniente o uso de uma bússola e alguns conhecimentos de orientação. Deve começar-se a caminhada sempre com um ritmo suave até que todo o corpo aqueça, e só depois passar para um ritmo de andamento que se considere normal, mantendo-o constante.Faça refeições leves. Evite paragens muito frequentes para não quebrar o ritmo. Quanto maior o calor, maior a dificuldade na progressão do caminho. Descanse nessas alturas. Nunca deite lixo para o chão, transportando-o sempre consigo. Respeite as propriedades alheias e a Natureza, não deixando rasto da sua passagem.

Sem comentários: