terça-feira, 13 de março de 2007

Reinhold Messner interview

Este pequeno filme, mostra o Alpinista, Reinhold Messner (17 de setembro de 1944, Villnöss-Funes, Tirol do Sul, Itália) é considerado por muitos como um dos melhores alpinistas de todos os tempos.

Messner foi o primeiro, com Peter Habeler, a escalar o teto do mundo sem garrafas de oxigênio em 1978, e o primeiro a escalar o Everest em solitário em 1980.

Ele também foi o primeiro a conseguir escalar todas as catorze montanhas com mais de 8000 metros e o segundo a escalar os sete cumes mais altos dos sete continentes.

agora nos "sessentas" considerado por muitos, o melhor de sempre. Ele fala, da inportãncia que têm as montanhas, do museu que criou para educar as pessoas sobre as montanhas e a sua preservação e correcta utilização. Independentemente do que achamos sobre a sua vida sempre posta no "fio da navalha", o relato que nos traz aqui, é para mim rico, sábio, e emocionante. Visto estar em inglês, posso resumir um pouco:

Uma ideia que apresenta é a necessidade das novas gerações apostarem mais na criatividade, fantasia, imaginação, na inventividade, para criarem os seus próprios desafios, em vez de imitarem os seus anteriores. Isso fez muita diferença no caso de Messner, veja-se os recordes que conquistou: 1ª subida ao Everest sem oxigénio, 1ª subida ao Everest a solo, 1º alpinista a conquistar os "14 oito mil" (objectivo pessoal do João Garcia), entre muitos outros.

Como deputado europeu no partido dos verdes, embora arrependido da experiência dentro da política, Messner constatou que dos 700 deputados europes, quase todos provêm das cidades, e por isso falta-lhes a sensibilidade para se interessarem pela preservação das montanhas.

Não sendo contra o turismo nas montanhas, Messner defende que deve haver um compromisso entre as pessoas que vivem nas montanhas, e o turismo de modo a que certas zonas sejam pouco visitadas e o modo natural de vida das populações locias seja respeitado. Para contribuir pessoalmente, Messner responsabilizou-se por algumas quintas onde implementa o sistema de agricultura biol´gica que respeita a tradição e o equilibrio locais, no Tirol, onde vive.

As montanhas são mais do que um "evento geológico", ou uma possibilidade de escalar, as montanhas são algo religioso, divino, mostram simbólicamente, que há um caminho da Terra para o Céu inatingível.

Começou a subir montanhas com 5 anos e espera sempre fazê-lo, agora naturalmente cada vez mais pequenas.

Sem comentários: