terça-feira, 11 de setembro de 2007

Cabeço do Meio-Dia

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES(QUE AGUENTARAM A PEDALADA NUM DIA DE CALÔRZINHO)
Junto ao Marco do Cabeço do Meio-Dia(550m)

Dia 9 de Setembro, fomos caminhar pelo Trilho do Cabeço do Meio-Dia, na Serra Darga. Esta serra, fica na zona entre Caminha e Ponte de Lima e é muito bonita.28 caminheiros, entre os quais algumas caras novas que nos enriqueceram, compareceram ao chamado do "Mundo da Alma" e puderam conhecer bem de perto os caminhos de Arga de baixo, Varziela, Gândara e o Cabeço do Meio-Dia. O trilho de 8 km, foi presenteado com boas condições atmosféricas

e teve início junto à capela de S.Antão em Arga de Baixo, que na imagem(baixo)podem ver, a ser útil às simpáticas ovelhinhas.




Abrigo de caçadores de Lobos(baixo)
Banhos não faltaram, ao almoço e ao lanche.Esta macieira foi providencial para aproveitar-mos da sombra e das maçãs.Ao fundo, vê-se o Cabeço do Meio-Dia.Ponte das Traves(em baixo)Moínho da Fíchua(cima)Milho, azevinho e muro de pedra...(cima) Pontão do Lobo em baixo.Fim da Jornada...

A Serra d'Arga é uma elevação de Portugal Continental, erguendo-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro). Situa-se no Alto Minho, no sistema montanhoso da Peneda-Gerês. É de origem granítica.
Assim como a maioria das montanhas e serras do Norte de Portugal, a Serra d'Arga tem origem em afloramentos graníticos, sendo que todas as rochas existentes são derivadas directa ou indirectamente desta rocha magmática plutónica.
A serra proporciona uma paisagem que nos possibilita ver o Rio Minho, a vila portuguesa de Caminha assim como as povoações espanholas da Galiza.
Existe um parque eólico na Serra d'Arga com uma potência instalada de 36 MW.
A romaria de S.João d'Arga, em 29 de Agosto, é das mais características e vividas do Alto Minho, com um forte poder de atracção as populações em redor. Este é o caminho usado desde tempos imemoriais que, ao atravessar a Serra d'Arga nos faz reviver todas as estórias e lendas que a ela se referem. É um caminho longo e que atravessa uma zona muito agreste




orkut glitter graphics

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que as férias acabaram! (as férias das caminhadas, claro!) :)
Foi bom voltar aos campos e montes num dia tão bonito e com pessoas tão agradáveis!
Mais uma vez, OBRIGADA ALEX! E que as próximas já não tardem...

Beijinho,
Carlita

Unknown disse...

Bolas, ainda não tive as minhas férias este ano...
Foi uma pena não poder ir a essa caminhada, infelizmente outros deveres surgiram, fica para uma próxima. Pelas fotos, parece ter sido fixe. Inté a próxima oportunidade e boas andanças.

Anónimo disse...

Olá! Daqui escreve o teu familiar malabarista com que estives-te no casamento!

Estava aqui a passear pelo teu blog, quando me apercebi como o mundo é pequeno! Então não é que uma das raparigas que participou numa dessas caminhadas também é uma grande malabarista. Eu lembro-me de a ver em algumas convenções de malabarismo!


Um abraço!

Anónimo disse...

o vosso grupo em pouco tem tem crescido bastante e não param é sempre a abrir ao fds. ehehe