terça-feira, 10 de junho de 2008

Chã de Arefe-Barcelos





11,7km. Decidimos assaltar o marco geodésico, e isso acrescentou aos 7,5km do percurso. Podem clicar nas fotos que elas ampliam.
ponte sêca ferroviária.
Marco geodésico e local de almoço, debaixo de um sobreiro.


Para quem está habituado a trilhar as mais belas pinturas do norte de Portugal, a Chã de Arefe, não enche a barriga, mas é um pretexto para se conhecer melhor a bonita região do Vale do Neiva. Paisagisticamente, a Chã é monótona, quase sempre eucaliptal e estradão de terra batida. Fauna é escassa, e os apregoados vestígios da idade do bronze, passaram-nos todos ao lado e são muito difíçeis de adivinhar sem marcações. Mesmo assim, com ajuda do gps, não foi possível vislumbrar quase nada. Uma desilusão. A manutenção deste trilho é necessária, ou então, mais vale desclassificá-lo de PR1 de Barcelos. Acho que não faz justiça a esta belíssima região.Mesmo assim, a zona da aldeia de Durrães é bonita de se ver.
Água é quase inexistente, mas lá conseguimos desbravar um pequeno ribeiro que corria contente para nos dar água fresquinha, mas não foi fáçil canalizá-la. Soube muito bem.
O convívio foi animado e agradável como sempre. No fim, fomos conhecer uma mui convidativa práia fluvial. Ficámos todos ansiosos pelo próximo.

Agradecimentos especialíssimos, aos amigos do blog www.pegadaebota.blogspot.com, o Pinto, Mário e Paulo, que nos facilitaram toda esta actividade e foram mui simpáticos.Aquele abração a todos eles.

O sr.Neiva residente local fazia anos, teve direito a parabéns a você de quase 30 caminheiros .

Final do trilho
No marco geodésico da Chã de Arefe



Sem comentários: